19/08/2014
Atualmente com o advento dos smartphones (microcomputadores de mão) a informação e a praticidade estão muito mais acessíveis, aonde quer o que o clínico se encontre, no consultório ou a domicílio, é possível contar com inúmeros aplicativos no dia a dia, tanto na documentação de informações dos seus pacientes domiciliares, como na consulta rápida a uma dosagem, ou bula de medicamentos, ou orientações ambulatoriais afim de tornar o atendimento mais eficiente e dinâmico. O objetivo desta pesquisa é testar os aplicativos disponíveis de forma gratuita para estimular seu uso e discussão pelos colegas de classe.
Muitos são os aplicativos disponíveis para isso no Play Store do Google, eu mesma já testei vários, e com as devidas atualizações se tornam cada vez mais usuais e completos. Atendem a uma necessidade básica do veterinário, informação atualizada, há poucos anos era comum usar um bulário impresso enorme em folha de jornal, e encontrar um atualizado se tornou mais difícil com o passar dos anos, é onde entra o aplicativo que mais gosto, Hipócrates, um bulário humano que ajuda muito visto que alguns medicamentos que precisamos usar nos animais são de uso humano, principalmente no clínico que atende nos interiores, e numa urgência noturna quando a maioria das farmácias veterinárias já não está mais disponível. Vale lembrar que ele esta em português, e as referências de preço médio das medicações e as bulas são todas do Brasil.
Beat Counter é outro interessante, que auxilia no atendimento clínico na mensuração da frequência cardíaca, simples demais, super fácil de usar mesmo estando em inglês. Invariavelmente me lembro de quando passei a usar termômetro digital, tão simples e rápido apenas saber posicionar e esperar uma leitura muito cômoda e rápida, assim é com Beat Counter, ao invés de contar batimentos olhando para o relógio ou usando calculadora, como aprendi na faculdade.
Ficha animal, como o próprio nome já diz, armazena as informações dos seus pacientes, com ele é possível indexar dados sobre a anamnese, exame físico, diagnóstico, tratamento, e registrar todas as informações do proprietário e do animal. Além de ser possível pesquisar a ficha pelo nome do proprietário ou pelo nome do animal. Sei que com o tempo e com mais pessoas usando irão anexar novas funcionalidades como permitir a inclusão da foto do animal ou das lesões, enfim, funções mais complexas que temos nos softwares de gerenciamento do consultório.
Agora chamo a atenção para 4 aplicativos de interesse direto na clínica de pequenos animais, o primeiro deles se chama Veterinary Clipboard, esta em inglês e apresenta calculadoras de fluido, de dose, conversores de unidades, e guia de dosagem de drogas diversas, as drogas estão dispostas em categorias farmacológicas, e por espécie (canina e felina), bastando verificar se a dose descrita condiz com sua dose usual (se não, é possível alterar sem complicação) e com isso, fornecendo o peso do seu paciente ele calcula automaticamente a dose a ser dada de cada fármaco. Acho particularmente prático no dia a dia, mas também extremamente útil aos colegas que estão ingressando agora na disciplina de clínica de pequenos animais.
O segundo é o famoso VetCalc, com calculadoras de fluidos, transfusão e conversores mais avançados que o aplicativo anterior, em termos de opções a escolher e espécies disponíveis, tem um guia em forma de quiz sobre índice nociceptivo (score de dor) onde avalia a dor do animal de acordo com as perguntas de múltipla escolha numa escala que vai até 24. Enfim, mais avançado, com mais possibilidades e uma exigência maior de domínio na língua inglesa.
O terceiro é o Bulário Pet Care, simples demais até, em português, como o próprio nome já diz, mas os medicamentos estão dispostos por base farmacológica, tendo suas doses para cães e gatos, forma farmacêutica e nome comercial, tanto de medicamentos de uso veterinário como os de uso humano.
O quarto se chama Vet Smart, que apesar do nome esta em português, é integrado as redes sociais permitindo e disponibilizando diversas informações e funções práticas, dinâmicas, com divulgação de eventos, recomendações clínicas, bulário de medicamentos veterinários, cada vez mais laboratórios estão disponibilizando suas informações para compor a lista, com isso a tendência é substituir com qualidade e eficiência aquele velho bulário impresso que eu carregava embaixo do braço desde a faculdade. Aquelas mesmas calculadoras e conversores de unidades também estão disponíveis nele, dessa vez em português. Um detalhe interessante é a possibilidade de sugerir protocolos que você tem usado no seu dia a dia, tem uma tabela de valores referenciais extremamente confiável, além de material científico disponibilizado pelos laboratórios que cederam suas informações para o aplicativo.
Vou citar brevemente outros 3 aplicativos mais específicos como Vet Fx Mgmt, um guia em inglês mas bem intuitivo sobre procedimentos ortopédicos, com suas diversas fraturas possíveis em cada tipo de osso e as respectivas sugestões de correção cirúrgica. Interessante para explicar ao proprietário com o será o procedimento do seu animal. O BSAnimal, é um ótimo guia de medicina transfusional, em português, com calculadora apropriada, explicações práticas sobre os princípios da transfusão e seus diversos componentes, além das reações esperadas e como minimizá-las. E, por fim, o Target da Bayer, um guia sobre o uso correto de antimicrobianos, como não favorecer a resistência bacteriana e tornar seu tratamento mais eficaz e vantajoso, interações, doses, efetividade frente o alvo.
Enfim, até o momento citei 9 aplicativos, apenas 4 em inglês sendo destes 2 muitos simples de se usar, todos são offline, ou seja, não precisa estar conectado na internet para funcionarem, mas agora chamarei sua atenção para 3 aplicativos de estudo, todos em inglês (sugiro domínio na língua para usar), e que requerem acesso a internet, o Scholar Droid e o Pubmed Mobile facilitam o acesso a artigos científicos afim de tornar seu conhecimento sempre nivelado com o que há de mais atualizado na medicina veterinária, é possível adicionar comentários, compartilhar e salvar os artigos. O mais diferente de todos se chama Revista cães e gatos, é realmente isso, a disponibilização da revista para leitura offline em celulares, tem ótimas matérias, muita informação, pode usar para apresentar produtos e tendências aos clientes. E o último, acredito ser muito bom para os recém ingressos no curso, WikiVet, é uma ferramenta de estudo organizada de acordo com as disciplinas, sistemas e espécies, sendo possível dispor da ferramenta de tradução do Google no modo de visualização desktop, além de contar com o método de estudo flashcards.
Creio que não exista um aplicativo que substitua todos, cada um é útil na sua proporção, depende de você experimentar e ver qual cabe melhor na sua rotina, eu costumo usar a tecnologia ao meu favor, ajudando a conscientizar proprietários sobre o caso do seu animal e sua conduta com ele, seja com vídeos, imagens ou informativos, e para manter um cliente fiel ele precisa confiar que você esta antenado e informado sobre o que há de melhor, mesmo que não possa dispor de tal equipamento ou droga. O objetivo da tecnologia é auxiliar, tornar o processo mais dinâmico e eficiente, se pelo menos um destes aplicativos que sugeri conseguir isso por você, terei chegado aonde eu queria.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Somos um grupo de debates de médicos veterinários que visa promover a união entre a classe, divulgar conhecimento de qualidade para a população, e colaborar para a conscientização a cerca da vida animal, em todo seu esplendor de bem-estar e qualidade de vida, que em suma, se reverte em bem-estar e qualidade de vida ao próprio ser dito humano.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93