Origem e distribuição antimérica dos nervos isquiáticos em caprinos recém-natos da raça Saanen
Foram estudadas a origem e a distribuição dos nervos isquiáticos, de ambos os antímeros, em 30 caprinos recém- natos da raça Saanen, sendo 20 machos e 10 fêmeas. Estes animais após morte natural foram submetidos à fixação em solução aquosa de formaldeído a 10%.
Nos machos, o nervo isquiático teve sua origem do ramo ventral do sexto nervo espinhal lombar e ainda pelos ramos ventrais do primeiro e segundo nervos espinhais sacrais em 16 animais (80%) e em quatro animais (20%) teve sua origem do ramo ventral do sexto nervo espinhal lombar e do ramo ventral do primeiro nervo espinhal sacral.
Nas fêmeas, o nervo isquiático teve sua origem do ramo ventral do sexto nervo espinhal lombar e ainda pelos ramos ventrais do primeiro e segundo, nos nervos espinhais sacrais em sete animais (70%); em dois animais (20%) teve sua origem do ramo ventral do sexto nervo espinhal lombar e do ramo ventral do primeiro nervo espinhal sacral, e dos ramos ventrais do primeiro e segundo nervos espinhais sacrais em um animal (10%).
Os nervos isquiáticos cederam em todos os animais, ramos variáveis para os músculos glúteo médio, glúteo profundo, gluteobíceps, semitendinoso e semimembranoso. Não foram observadas diferenças significativas entre as frequências da origem do nervo isquiático em relação ao sexo e aos antímeros.
Também não se observaram diferenças significativas entre as frequências de ramos musculares dos nervos isquiáticos, que foram cedidos para os antímeros direito e esquerdo. Foram observadas diferenças significativas entre as frequências de ramos musculares dos nervos isquiáticos entre os sexos onde as frequências foram significativamente superiores nos machos (p<0,05).
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93