Mastite: Uma doença do gado leiteiro existente na medicina veterinária
Três de cada dez vacas leiteiras apresentam inflamação
Veterinária
11/10/2014
A mastite é uma enfermidade considerada como a principal responsável por prejuízos econômicos causados aos produtores de leite em todo o mundo. No Brasil, pode-se observar perda na produção entre l2% e l5%, o que significa um total de 2,8 bilhões de litros/ano em relação à produção anual de 21 bilhões de litros, isto devido à alta prevalência de mastite nos rebanhos.
A enfermidade é caracterizada por ocasionar modificações patológicas do tecido glandular, além de alterações físico-químicas, celulares e microbiológicas do leite.
Uma vaca com mastite vai ter sua produção leiteira afetada tanto em quantidade quanto em qualidade, além de ter um aumento na contagem de células somáticas no leite. Sendo assim, a composição do leite, o tempo de coagulação, a atividade enzimática, a produtividade e a qualidade dos derivados lácteos são influenciados negativamente.
O leite é um excelente meio de cultura para o desenvolvimento de MO e transmissão de algumas zoonoses ao homem, que, juntamente com a mastite podem deixar o produto e seus derivados impróprios para consumo.
Conclui-se que o controle da mastite está na limitação de prevalência da enfermidade a níveis economicamente aceitáveis, dentro das circunstâncias particulares de cada propriedade; a implantação de um correto manejo de ordenha é essencial e também a utilização de antibióticos no controle da doença.
Referências
KAIPAINEN, T. et al., Virulence factors of Escherichia coli isolated from bovine clinical mastitis. In: International symposium on immunology of ruminant mammary gland, 1, 2000, Stressa: International Dairy Federation, 2000. p. 314-318.
LAMAITA, H.C. et al. Staphylococcus sp. couting and detection of staphylococcal enterotoxins and toxic shock toxin syndrome from cooled raw milk. Arquivo Brasileiro de Medicina Vetetinária e Zootecnia, v.57, p. 702-709, 2005.
SILVA, M. V. M.; SARMENTO, A. M. C; FRANCA, A. P; A; Resíduos de antibióticos no leite e seus efeitos na saúde pública: uma preocupação constante. 35º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, Anais... Gramado/RS, 2008.
SILVA, N. Doença da glândula mamária: mamite/mastite. In: MARQUES, D. C. Criação de bovinos. 7 ed. Belo Horizonte: Consultoria Veterinária e Publicações, 2003. p. 435 - 451.
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
por Marcos Vinícius Mendes Silva
Atualmente é doutorando pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade
de São Paulo (FMVZ-USP). Possui mestrado em Ciência pela FMVZ-USP (2011). Possui especialização em Processamento e controle de qualidade
de carne, leite e ovos pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2007). Possui graduação em
Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93