Cuidados com o seu Gato - Alimentação

Os gatos devem ser alimentados sempre no mesmo horário.
Os gatos devem ser alimentados sempre no mesmo horário.

Veterinária

20/04/2015

Assim como os cães, os gatos domésticos necessitam de uma alimentação adequada para o seu desenvolvimento ideal. Trata-se de uma espécie carnívora que no mato, quando não domesticado, acaba devorando sua presa por completo, pele, órgãos internos, osso e até as ervas que ficam presas na vítima, conseguindo assim todos os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Desta forma, pode-se entender que os gatos domesticados necessitam de uma observação maior, para que ganhem a resistência necessária para evitar doenças e ter uma melhor qualidade de vida.

Antes da escolha da ração para seu gatinho, algumas considerações devem ser levadas em conta:

Os gatos devem ser alimentados sempre no mesmo horário.

Qualquer modificação na alimentação deve ser feita de forma gradativa. Na troca da ração, misture à antiga e a nova até que o animal se acostume.

O local em que o gato está e as tigelas que utiliza para comer devem estar sempre limpos. Não se esqueça de colocar folhas de jornal embaixo das tigelas.

Evite colocar a comida e a água em tigelas de plástico, já que alguns gatos têm alergia a esse material.

Nunca coloque uma quantidade exagerada de ração na tigela, já que o gato não come a comida que fica no seu pote por muito tempo, pois a mesma perde o cheiro e o gosto.

Alimentar bem não significa alimentar demais. Uma alimentação adequada deve ter todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do corpo desse animal.

A preferência alimentar do seu gato irá depender de alguns fatores, como:

• Odor do alimento;

• Textura do alimento;

• Hábitos alimentares;

• Saúde do gato.

Na alimentação felina, não pode faltar uma boa quantidade de proteínas e gorduras, sais minerais e vitaminas. Um nutriente importante também é a taurina, um produto final do metabolismo de dois aminoácidos, responsável pela formação e funcionamento da retina.

Sua deficiência pode causar uma degeneração da retina e posteriormente cegueira. Todas essas informações são de extrema importância, já que os gatos não têm a capacidade de sintetizar a taurina, que deverá então estar presente nas rações.

Outra questão importante é a ingestão de uma ração enlatada ou de uma ração seca. A ração enlatada é mais úmida, contribui para a formação de tártaro, fezes com mau cheiro, além de se deteriorarem com mais rapidez e é recomendada apenas para os animais que necessitam de uma reposição líquida com inapetência (falta de apetite). Já a ração seca produz menos tártaro nos dentes, é mais barata, não estraga com facilidade e os gatos que a consomem necessitam ingerir mais água.

Também não é adequado deixar que o seu gato coma ração de cachorro constantemente, já que a mesma produz alimentos apropriados para uma raça e não para outra. Da mesma forma que nem todos os gatos tomam leite, já que alguns têm intolerância à lactose e podem apresentar quadros de diarreia.

As rações contribuem diretamente para a saúde do gato, ajudando na aquisição de pelos macios e prevenção de problemas urinários na velhice. Existem vários tipos de rações como, para filhotes, gordinhos, velhinhos e gatas que estejam prenhas ou amamentando.

Até para gatos ou gatas castrados, que após esse procedimento tendem a engordar e se tornarem menos ativos, existem rações especiais.

Em relação aos restos de comida, isso pode até agradar o seu gato, porém não pode substituir a ração, já que não contém todos os nutrientes necessários para o animal.

Nesse âmbito, cuidado com os ossos, que podem ser dados desde que não sejam grandes ou que tenham lascas. Nunca dê ossos de galinha ou de porco, pois seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou até no estômago e perfurar o intestino.

Outro ponto importante na alimentação de um gato, é que o mesmo deve ingerir uma quantidade de grama que, além de conter vitaminas, ajuda de forma decisiva no funcionamento do seu aparelho digestivo.

Nunca esqueça que, apesar de ouvirmos que o gato não gosta de água, não é por isso que ele não precisa desse líquido precioso. Na realidade, os felinos gostam de tomar água, mas desde que ela esteja fresca e sempre disponível.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93