Sistema agrossilvipastoril traz vantagens para o produtor rural

Os sistemas agrossilvipastoris permitem a associação da agricultura com a criaçã
Os sistemas agrossilvipastoris permitem a associação da agricultura com a criaçã

Veterinária

06/05/2009

Manter a sustentabilidade da produção aliando a produtividade da terra é uma das características dos sistemas agrossilvipastoris que integram a criação de animais ao manejo de espécies florestais. Com isso, é importante ressaltar que o trabalho viabiliza o meio ambiente, é economicamente viável às propriedades rurais, inclusive as familiares.


A Embrapa Caprinos e Ovinos no Semi-Árido Nordestino desenvolveu um projeto com o objetivo de incentivar a fixação dos produtores diminuindo a agricultura migratória na região. Para a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira, os sistemas agrossilvipastoris permitem a associação da agricultura com a criação de animais. “Essa integração viabiliza a otimização da exploração da propriedade”, afirma a tutora.


A pesquisadora da Embrapa Caprinos e Ovinos explica como deve ser feita a associação de três atividades na propriedade. “Para implantar o sistema agrossilvipastoril, o produtor deve fazer todo o procedimento em período seco com a redução do número de árvores nas subáreas. Deve-se deixar cerca de duzentas árvores na área onde serão plantadas as culturas agrícolas e quatrocentas na área de criação de animais, no caso os pastos. Para finalizar, é possível também fazer o rebaixamento das plantas forrageiras, deixando-as com aproximadamente 20 cm de altura, pois assim, quando rebrotarem servirão de alimento para os animais”, explica a pesquisadora.


Como se pode notar, no sistema agrossilvipastoril tudo é otimizado. A madeira das árvores cortada pode servir de estacas, reformando cercas e currais ou até mesmo para a construção civil, aumentando assim, a renda familiar. Outra vantagem é com relação ao esterco recolhido no curral dos animais que são usados como adubo orgânico na agricultura e sem contar que o produtor não precisará fazer desmatamento da área ou realizar queimadas na vegetação.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93