Festas Juninas: Pets sofrem com excesso de barulho

Os proprietários devem fornecer ao animal um ambiente de proteção e conforto
Os proprietários devem fornecer ao animal um ambiente de proteção e conforto

Veterinária

09/06/2009

Em tempos de festas juninas, muitos fogos e explosões podem não ser muito agradáveis para cães e gatos. Os fogos de artifício podem provocar surdez, diarreia e até a morte dos pets. O cuidado dos donos de animais deve ser dobrado nesta época.

Além de cães e gatos, animais mais frágeis como pássaros e os silvestres chegam a morrer em razão do barulho produzido pelos fogos. “Durante as festas juninas, com explosões de fogos, os proprietários devem fornecer ao animal um ambiente de proteção e conforto, pois o excesso de barulho pode trazer diversas consequências negativas para a saúde dos animais”, explica a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Outro problema enfrentado pelos animais é o pânico que eles sofrem com as explosões, causando paradas respiratórias, perdas auditivas e surdez, sem contar com alterações no ciclo reprodutivo e há ainda casos de animais que, pelo trauma, mudam de comportamento para sempre.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93