Adotar um animal exige responsabilidade

Adotar um animal é um gesto solidário
Adotar um animal é um gesto solidário

Veterinária

16/10/2009

No dia 4 de outubro foi comemorado o Dia Nacional de Adotar um Animal. Adotar um animal é um gesto solidário, porém, deve ser feito de maneira responsável. Não adianta o dono levar um cão, por exemplo, para casa e deixá-lo sozinho e preso por muito tempo. Isso resultaria em um quadro de depressão paro o animal e alteração de comportamento, pois a solidão é causada pela ansiedade da separação.

Muitas vezes, alguns proprietários de cães e gatos não sabem o porquê do seu animal estar com alguns comportamentos estranhos como defecar em locais impróprios, morder objetos, escavar, arranhar móveis, entre tantos outros. É um sinal de que o bicho está sentindo falta de atenção.

“Todo animal tem direito à proteção e ao respeito, por isso todos nós temos a responsabilidade de proporcionar esses cuidados a eles”, reforça a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

Portanto, adotar um animal é muito bom, desde que sejam dados atenção, cuidado e carinho, para que ambos tenham uma vida saudável e um possa ser companheiro do outro.

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.


Colunista Portal - Educação

por Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Portal Educação

UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93