09/12/2008
Os microrganismos são definidos, em princípio, como seres microscópicos, individualmente invisíveis a olho nu. Apesar de ser uma visão bastante simplificada, pode-se dizer que esta é uma definição correta.
São organismos dotados de uma vasta diversidade biológica, tanto morfológica como fisiológica e ecológica. Podem apresentar as formas celulares mais variadas e são capazes de realizar todos os tipos de reações bioquímicas metabólicas conhecidas. Quanto à obtenção de energia, esta pode ocorrer por processos quimiotróficos como por processos fototrópicos, e organotróficos como litotróficos.
As extraordinárias manifestações de vida dos microrganismos constituem um campo fértil para investigações, e tem propiciado inúmeros conhecimentos relativos aos mecanismos de doenças, produção de vacinas e fármacos, técnicas diagnósticas, técnicas de controle de poluição, dentre outras.
Para maiores afirmações acesse: http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v58n6/06.pdf
Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
UOL CURSOS TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, com sede na cidade de São Paulo, SP, na Alameda Barão de Limeira, 425, 7º andar - Santa Cecília CEP 01202-001 CNPJ: 17.543.049/0001-93